Meio ambiente e energia

Educação ambiental pode mudar padrões equivocados de consumo, diz deputado

23/08/2012 - 11:30  

O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), disse há pouco que a educação ambiental pode ser o pontapé para que a sociedade global mude seus padrões de consumo e de produção e passe de fato a um processo de desenvolvimento sustentável. “Eu tenho receio de que as grandes mudanças só ocorram se houver uma catástrofe. Se não for assim, será pela educação, na medida em que as novas gerações começam a se conscientizar, porque hoje as prioridades são as econômicas”, lamentou, em audiência pública na Comissão de Educação e Cultura.

Os participantes do debate discutem a implementação das políticas públicas de educação ambiental sugeridas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Duas intenções, resultados da conferência, foram destacadas por Sarney Filho: a cooperação internacional para aumentar o acesso à educação e a adoção de boas práticas nas próprias escolas. “É um ganho. A criança ver a reciclagem do lixo desde cedo vale mais do que muita coisa que existe nos livros.”

Iniciativas pontuais de projetos ambientais existem em diversas escolas, conforme lembrou o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes Lima. No entanto, continuou, existe uma demanda para que as iniciativas se espalhem por todo o sistema de ensino, de forma multidisciplinar.

Em uma resolução de junho deste ano (Resolução 2/12), o CNE estabelece as diretrizes curriculares para ensino da educação ambiental. “Mesmo que a educação ambiental ainda não seja tratada da forma que entendemos ser a melhor, é uma das poucas coisas que a escola consegue fazer como política”, observou.

Lima e Sarney Filho ressaltaram ainda a importância da educação como um todo, como forma de reduzir a pobreza e as desigualdades sociais.

A audiência ocorre no plenário 10.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Noeli Nobre
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.