Meio ambiente e energia

Meio Ambiente criará grupo de trabalho para acompanhar novo Código Florestal

11/05/2012 - 17:01  

Alexandra Martins
Tema - Questões indígenas, caso dos Guarani-Kaiowás, em Mato Grosso do Sul, e problema dos Xavantes, da Terra Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso. Dep. Sarney Filho (PV-MA, presidente da comissão de Meio Ambiente)
Sarney Filho: novo Código Florestal flexibilizou demais os intrumentos de preservação ambiental.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai criar grupo de trabalho para acompanhar a implementação do novo Código Florestal, aprovado na Câmara em 25 de abril, e suas diversas consequências. A iniciativa da criação do grupo de trabalho é do deputado Sarney Filho (PV-MA).

O deputado lembra que o Código Florestal anterior datava de 1965, tendo sido bastante alterado ao longo desses 47 (quarenta e sete) anos, principalmente depois da Constituição de 1988.

O parlamentar observa que, no antigo código, estavam previstas a existência das áreas de preservação permanente, das áreas de reserva legal, de recuperação de tais áreas, entre outros instrumentos.

Anistia a desmatamento
Sarney Filho afirma que a nova lei flexibilizou demasiadamente o uso desses instrumentos, além de anistiar quem desmatou irregularmente até 22 de julho de 2008, “o que leva os ambientalistas a ficar atentos ao que pode acontecer com o meio ambiente a partir da efetiva aplicação do novo código”.

De acordo com o deputado, ao propor a criação deste grupo de trabalho, busca-se “estabelecer um diagnóstico do problema e, ouvidos parlamentares, especialistas, técnicos, sociedade civil organizada e governo, propor medidas que possam vir a corrigir e mitigar os efeitos negativos desta proposição”.

DA Redação/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.