Meio ambiente e energia

Bancada do PT votará a favor do texto do Código Florestal proposto pelo Senado

24/04/2012 - 13:52  

O PT definiu nesta terça-feira (24) que votará contra o texto do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), relator do projeto do novo Código Florestal (PL 1876/99). " A posição da bancada é votar o texto do Senado e não acompanhar o voto do relator", disse o líder do partido, deputado Jilmar Tatto (SP). "É o avanço possível." Tatto, no entanto, acredita que pode haver negociações durante a tarde que tornem viável uma aproximação do texto do relator com a proposta do Senado.

Segundo o líder, a proposta que veio do Senado representa um pacto entre os setores ligados tanto à área ambientalista quanto à ruralista. "Se não é o ideal, é o consenso possível a que chegou o Congresso." Ele disse ainda que o texto do Senado contou com a concordância de várias entidades nacionais e foi amplamente negociado com lideranças da Câmara e do Senado, com participação do governo.

Governo
O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), descartou o adiamento da votação do relatório, apesar de o Executivo defender a aprovação do texto que veio do Senado. A hora da decisão, segundo Chinaglia, chegou.

“A posição do governo é aprovar preferencialmente aquilo que veio do Senado, que inclusive envolveu parlamentares da Câmara na discussão. É perfeito o texto do Senado? Nós também não achamos. Agora, se for contrapor aquilo que até o presente momento é o parecer do relator da Câmara com aquilo que foi aprovado no Senado, vamos votar aquilo que veio do Senado”, avisou o líder.

Chinaglia admitiu ainda a possibilidade de o governo vetar a proposta, caso o relatório de Paulo Piau seja aprovado. “Eu jamais usarei a hipótese de veto como argumento. Cada parlamentar, cada bancada tem opinião, nós respeitamos. Agora, todo mundo sabe qual é o procedimento. Em determinadas matérias, ao final o Executivo tem as suas prerrogativas também.”

Protesto
O PV organizou para esta terça-feira (24) um ato contra as alterações no Código Florestal promovidas por Piau. O evento de protesto pedindo “veta Dilma” ocorrerá em frente à Câmara, a partir das 16 horas.

Reportagem – Murilo Souza e Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta