Meio ambiente e energia

Congresso Nacional participará da campanha Hora do Planeta

Empresas, entidades e cidadãos vão apagar as luzes no próximo sábado das 20h30 às 21h30 como alerta contra o desperdício.

29/03/2012 - 11:54  

Luiz Xavier
Hora do Planeta 2011
Câmara já participa da campanha pelo quarto ano consecutivo.

No próximo sábado (31), das 20h30 às 21h30, será realizada em várias partes do mundo a "Hora do Planeta". Promovida pela organização não governamental WWF, a campanha, já em seu sexto ano, pede que as pessoas, empresas e autoridades públicas apaguem as luzes e reflitam sobre o uso racional dos recursos naturais. A Câmara dos Deputados e o Senado vão participar da iniciativa pelo quarto ano consecutivo.

A coordenadora-geral do Núcleo de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (Ecocâmara), Janice Oliveira, afirma que a participação da Câmara no evento é importante para sinalizar o grau de comprometimento da instituição com o uso racional dos recursos naturais. O objetivo do ato simbólico, segundo ela é estimular a reflexão sobre o uso adequado desses recursos.

Além da participação da instituição, a intenção do Ecocâmara é estimular os funcionários a aderirem a campanha, repetindo o gesto em suas casas.  A Câmara já desenvolve várias iniciativas para a racionalizar o uso de energia elétrica e de água em seus prédios.

Por motivos técnicos ou de segurança, apenas algumas dependências não terão as luzes apagadas, como o departamento médico, parte do centro de informática e o 28º andar do Anexo I, que deve permanecer aceso como forma de sinalização para aeronaves.

A Hora do Planeta começou em 2007 como uma iniciativa de uma única cidade. No ano passado, envolveu 5.251 cidades e 1,8 bilhão de pessoas em 135 países.

* Matéria atualizada em 30/3.

Da Redação/PCS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.