Meio ambiente e energia

Frente Ambientalista se reúne com comitê de defesa das florestas

07/03/2012 - 09:08  

Deputados do Grupo de Trabalho da Zona Costeira e de Ecossistemas Marinhos (GT Mar) da Frente Parlamentar Ambientalista se reúnem nesta manhã, às 11 horas, com integrantes do Comitê Brasil em Defesa das Florestas. Antes da reunião, o comitê promove na Esplanada dos Ministérios uma manifestação contra o projeto do novo Código Florestal (PL 1876/99).

O comitê reúne cerca de 200 organizações da sociedade civil brasileira contrárias ao projeto do novo Código Florestal, que pode ser votado pela Câmara na semana que vem.

Protestos
O Grupo de Trabalho da Zona Costeira e de Ecossistemas Marinhos foi lançado ontem, durante ato que teve protestos contra o projeto do novo Código Florestal.

Parlamentares e representantes do setor pesqueiro criticaram dispositivos do código que permitem a utilização de áreas de manguezais para a implantação de fazendas de criação de camarão (carcinicultura). Pelo substitutivo do Senado ao projeto, os carcinicultores ficam autorizados a ocupar até 35% das áreas de mangue para implantar criadouros de camarão, exceto na Amazônia, onde a ocupação fica limitada a 10%.

“O novo código é uma ameaça aos manguezais, pois permite a destruição de áreas que servem não só de abrigo para mariscos e peixes, mas também como meio de sobrevivência para muitos pescadores artesanais”, disse o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA).

A reunião do grupo de trabalho com o Comitê Brasil em Defesa das Florestas ocorrerá no auditório Freitas Nobre. O coordenador do grupo de trabalho é o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA). Também integram o grupo os deputados Dr. Aluizio (PV-RJ) e Márcio Macêdo (PT-SE).

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1876/1999

Íntegra da proposta