Meio ambiente e energia

Portugueses apresentam na Câmara experiências em energia solar

07/03/2012 - 09:43  

Uma comitiva de autoridades portuguesas apresenta nesta tarde, ao Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara, experiências na geração de energia solar feitas na cidade de Moura. O município, localizado no sudeste de Portugal (região do Alentejo), promoveu diversas iniciativas para o desenvolvimento da energia solar, impulsionando o projeto da maior central solar do mundo, por meio da empresa pública Lógica.

A Lógica é uma empresa criada pelo município que certifica, laboratorialmente, painéis solares fotovoltáicos e que faz investigação e desenvolvimento no setor das energias alternativas. A unidade começou a operar há dois anos. O parque fotovoltáico tem uma capacidade instalada de 46,41 MW de pico, podendo abastecer de energia elétrica cerca de 30 mil residências (93GWh/ano).

Comitiva
A comitiva portuguesa é composta pelo prefeito de Moura, José Maria Prazeres Pós-de-Minas; pelo representante do Conselho de Administração da Empresa Municipal (EM), Vitor Silva; pelo pesquisador da EM, professor Nuno Pereira; e pela coordenadora da Cooperativa Mourense de Interesse Público e Responsabilidade Limitada (Comoiprel), Antonia Vilar Baião.

O grupo vem a convite do deputado Pedro Uczai (PT-SC), coordenador no conselho dos estudos sobre o novo marco legal das energias limpas. De acordo com o deputado, a comitiva pretende reforçar em Brasília os contatos e a disseminação dos resultados do processo de desenvolvimento sustentável em Moura.

Uczai disse que a comitiva também poderá formalizar parceria da cidade portuguesa com o município de Tauá (Ceará) e reforçar a cooperação em energia com Chapecó (Santa Catarina).

A reunião ocorrerá às 14 horas, na sala de reuniões da Mesa da Câmara.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.