Meio ambiente e energia

Comissão de Meio Ambiente promove debate no Rio sobre cidades sustentáveis

01/03/2012 - 08:16  

Beto Oliveira
Giovani Cherini
Giovani Cherini quer compromisso de futuros prefeitos com desenvolvimento sustentável

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza hoje, no Rio de Janeiro, o "Colóquio Brasileiro das Cidades Sustentáveis". O principal objetivo do debate é apresentar o Programa Cidades Sustentáveis aos atuais prefeitos e a candidatos às eleições municipais deste ano.

O presidente da comissão, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), afirma que o programa é uma ação política da sociedade civil, idealizada em 64 metas, 12 eixos e mais de 300 indicadores de sustentabilidade social, econômica e ambiental. “O inovador e o genial dessa ideia não é o simples fato de o programa defender a sustentabilidade ambiental e social, mas sim integrar a sociedade civil ao processo eleitoral.”

Participam atualmente do Programa Cidades Sustentáveis mais de 60 instituições e empresas com o objetivo de sensibilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma ambientalmente sustentável.

Compromissos
Os organizadores do evento vão propor que os candidatos a prefeito assinem uma carta de compromisso com o programa. O documento terá uma agenda para ações públicas prioritárias na área de sustentabilidade, integrando aspectos sociais, ambientais, econômicos, políticos e culturais.

A proposta é que os candidatos que assinarem a carta, se eleitos, deverão incorporar a sustentabilidade nas políticas públicas municipais e estimular a participação da sociedade civil. Com a adesão aos compromissos do programa, os futuros prefeitos deverão prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados.

Participarão dos debates o empresário Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos e idealizador do Fórum Social Mundial; e o jornalista e ativista ambiental André Trigueiro, que fará a palestra de abertura com o tema "Sustentabilidade Urbana: Desafio do Século 21". Outros 17 palestrantes de seis estados brasileiros também estarão no evento.

Os debates serão realizados na sede da Academia Brasileira de Filosofia (Casa de Osório), a partir das 9 horas. O colóquio é organizado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara, em parceria com a Academia Brasileira de Filosofia, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Organização das Nações Unidas (ONU), a Secretaria de Assuntos Estratégicos e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Confira a programação completa.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.