Meio ambiente e energia

Comissão obriga concessionária a informar sobre emissão de poluentes

09/06/2011 - 16:56  

Beto Oliveira
Dep. Liliam Sá (PR-RJ)
Liliam Sá: os consumidores devem conhecer as marcas e modelos para adquirir os menos poluentes.

A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 6543/09, do Senado, que obriga as concessionárias de veículos a manter disponível aos consumidores informações sobre a composição e a quantidade dos poluentes emitidos pelos veículos da marca. A proposta recebeu parecer favorável da relatora, deputada Liliam Sá (PR-RJ).

“O projeto tem como objetivo a conscientização dos consumidores acerca da diversidade de opções, entre marcas distintas, de modelos e motorizações, possibilitando a aquisição daqueles que menos poluam o meio ambiente”, destacou a deputada. No mesmo parecer ela rejeitou os projetos que tramitam apensados ao texto do Senado (PLs 3533/08, 5063/09 e 5890/09), por entender que eles tratam do assunto de forma menos abrangente.

O PL 6543 é de autoria do ex-senador e agora deputado Sibá Machado (PT-AC). O texto, que altera a Lei 8.723/93, estabelece ainda que as montadoras de veículos também serão obrigadas a informar aos consumidores a composição qualitativa e quantitativa das emissões de poluentes.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3533/2008