Meio ambiente e energia

Bancada lança projeto para neutralizar emissões de carbono

Deputados do PV plantarão 5.158 árvores para neutralizar as emissões de 1 milhão de toneladas de CO² nos quatro anos da legislatura.

23/03/2011 - 17:07  

Como parte das iniciativas de conscientização ambiental da Câmara, a bancada do Partido Verde (PV) lançará nesta quinta-feira (24) o seu projeto “Carbono Zero”. Serão plantadas árvores nativas do Cerrado às 10h30 no Bosque dos Constituintes, ao lado da Praça dos Três Poderes.

O objetivo é neutralizar as emissões de CO² decorrentes das atividades dos deputados do PV na atual legislatura  (2011-2015). O Brasil tem o primeiro Parlamento a adotar um programa de carbono neutro no mundo. Em 2007, por exemplo, a Câmara já havia plantado 12 mil árvores, em parceria com a SOS Mata Atlântica, para compensar as emissões geradas pelos trabalhos legislativos. Já em 2008, a Casa adotou uma área verde de mais de 70 mil metros quadrados, junto à Praça dos Três Poderes, para ser revitalizada.

De acordo com um inventário de emissão dos gases do efeito estufa (GEE) realizado pela assessoria técnica da liderança do PV, a bancada produzirá 1.031,34 toneladas de CO² nos quatro anos de legislatura. A compensação será feita por meio do plantio de 5.158 árvores. Em caso de replantio, haverá o equivalente a 6.704 mudas. As mudas e o plantio serão financiados pela fundação Herbert Daniel.

Cálculo
Para o cálculo de compensação, foram considerados como fontes de emissão de carbono o consumo de energia elétrica e de papel; a produção de resíduos sólidos dos 14 gabinetes parlamentares e da liderança do PV; os deslocamentos terrestres dos parlamentares e servidores; e os deslocamentos aéreos dos deputados da bancada. O cálculo envolve um total de 102 pessoas lotadas nos gabinetes e na liderança do PV, incluindo os 14 parlamentares.

O evento coincide com as comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março) e contará com a participação de parlamentares e representantes do movimento ambientalista.

Da Redação/JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.