Meio ambiente e energia

Prefeitos de Carinhanda (BA) e Diadema (SP) relatam dificuldades

04/08/2010 - 13:14  

A prefeita de Carinhanha (BA), Francisca Alves Ribeiro, a Chica do PT, relatou o problema enfrentado pelo município, que tem cerca de 30 mil habitantes. Segundo ela, a construção de uma ponte sobre os rios Carinhanha e São Francisco, que se encontram na cidade, colocou em xeque a preservação da área.

“Apesar de todo o esforço, não conseguimos impedir que sejam construídas casas e empreendimentos no barranco do rio, que ficou super valorizado. Esbarramos na falta de um plano de manejo, de apoio institucional, enfim, de estrutura em todos os níveis”, afirmou. Chica também citou as tentativas para melhorar a gestão do lixo e para evitar a poluição do rio.

Diadema
O prefeito de Diadema (SP), Mário Reali, destacou que a cidade enfrenta problemas de intensa ocupação, principalmente na região dos mananciais. Reali lembrou que, na década de 70, a ideia era a expansão de São Paulo para o leste. No entanto, a lei que impedia a ocupação de diversas áreas acabou por permitir a deteriorização da região que deveria ser preservada. “A parcela mais pobre na população veio morar nas áreas não regularizadas”, disse.

O prefeito explicou que a densidade populacional de Diadema dificulta a remoção das famílias que vivem em áreas de mananciais e o processo de urbanização. O desafio da prefeitura é, segundo o prefeito, impedir que o processo de ocupação irregular e de favelização perpetue. Ele defendeu a necessidade de adaptação de legislação para enfrentar situações já existentes.

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.