Meio ambiente e energia

Polícia Federal diz que nunca registrou hidropirataria na Amazônia

22/06/2010 - 17:07  

O diretor-executivo da Polícia Federal, Luiz Pontel, afirmou que até o momento a PF não registrou nenhum caso de hidropirataria nas inúmeras operações realizadas na Região Amazônica.

Tipificação do crime
Durante audiência pública na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, Pontel também lembrou que a hidropirataria não está tipificada no Código Penal. “A Polícia Federal trabalha em cima de fatos concretos, e mesmo que tivesse encontrado algum caso, a punição para esse delito seria dificultada pela falta de tipificação penal.”

O coordenador de Articulação e Comunicação da Agência Nacional de Águas (ANA), Antonio Félix Domingues, enfatizou que a denúncia de tráfico de água doce na Amazônia é recorrente. Domingues disse que não tem sentido esse tipo de notícia porque o transporte de água para outros países “não tem lógica, viabilidade, nem sustentabilidade econômica”.

O deputado Lupércio Ramos (PMDB-AM), que solicitou o debate, considerou positiva a garantia das autoridades de que não há hidropirataria. Mas ressalta que há necessidade de que a Marinha e a Polícia Federal reforcem a fiscalização na Região Amazônica.

A audiência pública já se encerrou.

Reportagem – José Carlos Oliveira/ Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.