Meio ambiente e energia

Audiência discutirá medidas contra tráfico de água doce

22/06/2010 - 11:16  

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza audiência pública hoje para discutir medidas contra o tráfico de água doce de rios brasileiros. O debate foi proposto pelo deputado Lupércio Ramos (PMDB-AM). Ele lembra que há denúncias de que navios de carga de empresas da Europa e do Oriente Médio estão enchendo ilegalmente os porões com água do rio Amazonas para comercialização.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/1295c2d4911.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/1295c2d4911.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça trecho do programa Salão Verde com detalhes das denúncias de tráfico de água doce na Bacia Amazônica. Para ver a íntegra, clique aqui.

A estimativa é que cada embarcação seja abastecida com 250 milhões de litros de água doce, para engarrafamento na Europa e Oriente Médio. A hidropirataria, como é conhecida a prática, foi confirmada por pesquisadores da Petrobrás e de órgãos públicos estaduais do Amazonas.

A captação é feita, principalmente por petroleiros, na foz do rio, e o contrabando é facilitado pela ausência de fiscalização na área. Para as empresas, essa água, mesmo em estado bruto, representa economia, pois o custo por litro tratado é muito inferior ao de processos de dessalinização de águas subterrâneas ou oceânicas.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- o contra-almirante Antonio Fernando Monteiro Dias, do Comando de Operações Navais do Ministério da
Defesa;
- o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio
Ambiente, Silvano Silvério da Costa;
- a coordenação de Articulação e Comunicação da Agência Nacional de Águas (ANA), Antonio Félix Domingues;
- o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa; e
- o diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Roberto Troncon.

A audiência está marcada para as 14 horas no plenário 15.

*Matéria atualizada em 22/06.

Da Redação/PCS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.