Economia

FGV avalia que desoneração aumentaria renda e oferta de emprego

08/12/2009 - 22:08  

Ao explicar a proposta de desoneração da folha de pagamento, o professor da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Fernando Garcia disse que realizou um estudo sobre o impacto que a mudança teria na economia brasileira, utilizando como base de dados as contas nacionais de 2006.

O professor participou de seminário realizado por quatro comissões técnicas da Câmara e uma do Senado nesta terça-feira que avaliou a proposta de substituição do recolhimento do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) sobre a folha de pagamento por uma contribuição de 0,5% sobre a movimentação financeira.

Em tese, Garcia afirmou que a alteração tributária acarretaria aumento da renda dos trabalhadores e da oferta de emprego, com redução nos preços de bens e serviços, uma vez que as empresas poderiam repassar a desoneração no custo de produção.

Na avaliação do deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ), a proposta é bem-vinda, pois diminui a carga tributária excessiva, "mas o problema, como sempre, mora nos detalhes". Ele observou que o estudo da FGV parte do pressuposto de que as empresas, de forma voluntária, reduziriam seus preços devido à diminuição dos custos na folha de pagamento.

Ezequiel salientou que a mesma argumentação foi utilizada para acabar com a CPMF e o que se viu foi o contrário. Ele cobrou uma "amarração" melhor das empresas com o compromisso de redução de preços.

Da Redação/ MD
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.