Educação, cultura e esportes

Projeto institui Semana da Educação Olímpica nas escolas públicas

14/11/2012 - 12:38  

Arquivo/ Saulo Cruz
João Arruda
João Arruda: incentivo a criação de hábitos saudáveis através do esporte.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4129/12, que institui no âmbito das escolas públicas a Semana da Educação Olímpica, com início anualmente em 23 de junho, Dia Olímpico Internacional.

Conforme a proposta, de autoria do deputado João Arruda (PMDB-PR) e mais 17 deputados integrantes da Frente Parlamentar da Atividade Física, a Semana da Educação Olímpica terá caráter multicultural e deverá ser desenvolvida interdisciplinarmente, em cada unidade de ensino, de acordo com seu projeto pedagógico.

O projeto diz ainda que as diversas disciplinas escolares, em conjunto com a educação física, poderão se unir para destacar, incentivar e implementar valores éticos, sociais e morais por meio do olimpismo.

Os autores da proposta afirmam que começa em agosto de 2012 o ciclo olímpico brasileiro, que culminará com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016. Para eles, é necessário alertar que a realização dessas competições não se restringem à busca de medalhas.

Eles defendem a implantação de projetos e programas que promovam e incentivem a educação olímpica e a criação de hábitos saudáveis para a vida individual e coletiva da sociedade.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Wilson SIlveira
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5015/2019

Íntegra da proposta