Educação, cultura e esportes

Comissão debate qualificação profissional para a Copa de 2014

05/06/2012 - 09:21  

A Comissão de Turismo e Desportos realiza hoje audiência pública para debater as ações de qualificação e capacitação profissional de mão de obra para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo o Ministério do Esporte, a Copa do Mundo vai gerar 330 mil empregos permanentes e 380 mil temporários. Os profissionais serão absorvidos pelo evento nas áreas de hospedagem, alimentação, recepção, segurança e serviços em geral. Os novos trabalhadores atenderão a oito milhões de visitantes em 2014, 600 mil somente no mês da competição.

Segundo o deputado José Rocha (PR-BA), que solicitou a realização da audiência, priorizar ações para qualificar a mão de obra no setor do turismo é fundamental para a qualidade do atendimento de turistas nacionais e estrangeiros. “As grandes competições esportivas que o Brasil sediará nos próximos anos têm o potencial de gerar um grande número de postos de trabalho. Contudo, esses empregos tendem a se extinguir após os jogos, principalmente pela falta de qualificação da massa de trabalho neles usada”, diz o deputado.

A criação de postos de trabalho com a Copa do Mundo de 2014 também é tema de uma subcomissão criada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Foram convidados:
- a diretora de Educação Profissional do Senac Nacional, Anna Beatriz Waehneldt;
- o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Auersvald.

A audiência ocorrerá às 15 horas, no Plenário 7.

Da Redação/MW

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.