Educação, cultura e esportes

Niemeyer pode ser declarado patrono da arquitetura brasileira

28/02/2014 - 14:01  

Reprodução Tv Câmara
Dep. Guilherme Campos (PSD-SP)
Guilherme Campos: homenagem ao legado de Niemeyer para a arquitetura.

Proposta em análise na Câmara dos Deputados declara o arquiteto Oscar Niemeyer “patrono da arquitetura brasileira”. A homenagem está prevista no Projeto de Lei 6076/13, do deputado Guilherme Campos (PSD-SP).

“Com este projeto de lei homenageamos o maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, que deixou um importante legado para a arquitetura mundial”, justificou Campos.

Niemeyer assinou as principais obras do conjunto arquitetônico de Brasília, sendo considerado um dos pioneiros na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.

Também realizou um grande número de projetos no exterior, sobretudo na França, na Austrália e na Argélia, além de obras na cidade do Rio de Janeiro, em Niterói e em São Paulo, como o Memorial da América Latina.

Guilherme Campos cita ainda frase célebre do arquiteto na qual afirma: “O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar”.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Dourivan Lima

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6076/2013

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre