Educação, cultura e esportes

Audiência debate o uso de remédios contra dificuldade de aprendizagem

11/07/2012 - 09:42  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza hoje audiência pública para discutir a aplicação de concepções organicistas sobre distúrbios e transtornos no campo da educação.

O organicismo é uma doutrina que tende a atribuir causas orgânicas/biológicas às dificuldades de aprendizado. Como consequência, os transtornos são tratados com medicamentos (alguns de tarja preta), em vez do tratamento psicopedagógico.

O debate foi proposto pelos deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Erika Kokay (PT-DF), a pedido do Conselho Federal de Psicologia e do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

“Essas entidades demonstram preocupação com o avanço, desde o ano 2000, das explicações organicistas centradas em distúrbios e transtornos no campo da educação para explicar dificuldades de crianças na escolarização”, disse Erika Kokay.

“A criança com dificuldades em leitura e escrita é diagnosticada, procuram-se as causas, apresenta-se o diagnóstico e em seguida a medicação ou o acompanhamento terapêutico. O resultado é uma espécie de patologização da criança que não aprende ou não se comporta na escola”, exemplificou.

Foram convidados:
- a representante da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) Roseli Fernandes Caldas;
- a integrante do Conselho Federal de Psicologia Marilene Proença;
- a professora do Departamento de Pediatria da Unicamp Maria Aparecida Moisés;
- o consultor da Saúde da Criança do Ministério da Saúde Ricardo César Carafa.

A reunião será realizada às 14 horas, no Plenário 9.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.