Educação, cultura e esportes

Entidades ligadas à educação especial elogiam parecer do PNE

29/05/2012 - 17:47  

O relator da comissão especial que analisa o novo Plano Nacional de Educação (PNE) - PL 8035/10 -, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), acaba de apresentar a meta 4 do texto, sobre educação para pessoas com deficiência, e foi aplaudido pelos representantes desse setor presentes no Plenário 10. Ele ressaltou a participação de diversos deputados ligados a esses movimentos para chegar ao texto final.

Para o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), ligado ao movimento de Apaes (que organiza escolas para alunos com deficiência), o texto apresentado contempla as reivindicações e garante a continuidade da educação especial. “Defendemos a escola normal e a escola especial, não há competição. No entanto, nossa vivência mostra que existe um grupo que precisa de um currículo adaptado para suas necessidades, sem necessariamente ter sucesso acadêmico, mas de convivência”, disse.

Para a diretora de política educacional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Patrícia Rezende, que é surda e militante, o texto apresentado pelo relator torna possível a existência das escolas bilíngues, em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) será a principal língua utilizada pelos alunos. “Isso não estava claro no PNE, e foi uma vitória para nós”, sinalizou.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8035/2010

Íntegra da proposta