Educação, cultura e esportes

Educação discute com ministra resultado de pesquisa sobre leitura no Brasil

29/03/2012 - 08:18  

A Comissão de Educação e Cultura realiza hoje audiência pública para discutir os resultados da terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, que tem por objetivo avaliar o comportamento do leitor brasileiro.

De acordo com os dados da pesquisa, realizada entre junho e julho de 2011, o brasileiro lê em média quatro livros por ano, entre literatura, contos, romances, livros religiosos e didáticos. Deste total, o brasileiro lê 2,1 livros inteiros por ano e dois em partes.

O debate, proposto pelos deputados Fátima Bezerra (PT-RN) e Artur Bruno (PT-CE), contará com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

Hoje, o Brasil é composto por 50% de leitores ou cerca de 88,2 milhões de pessoas. Nesse conceito, foram considerados leitores apenas as pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Há também cerca de 50% de não leitores. A pesquisa do IPL apontou ainda que é maior o índice de leitoras no País, com 53%, enquanto que o sexo masculino representa esse percentual com 43%.

Com a visita a mais de 5 mil municípios brasileiros, o propósito da pesquisa é diagnosticar e medir o comportamento do leitor e levantar junto aos entrevistados opiniões relacionadas à leitura. Para isso, foi utilizada a pesquisa quantitativa de opinião com aplicação de questionário estruturado por meio de entrevistas presenciais (com duração média de uma hora).

O desenvolvimento do estudo foi realizado sob a coordenação do Instituto Pró-Livro, com apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), da Câmara Brasileira de Livros (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e de especialistas responsáveis pela análise dos dados coletados.

Além da ministra, foram convidados para a audiência:
- o diretor-geral do Centro Regional Para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc/Unesco), Fernando Zapata; e
- a presidente do Instituto Pró-Livro, Karine Gonçalves Pansa.

A reunião será realizada às 10 horas, no Plenário 10.


Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.