Educação, cultura e esportes

Plenarinho lança programa Eleitor Mirim 2012

08/03/2012 - 16:31  

Divulgação
Plenarinho - Projeto Eleitor Mirim
Após concurso entre os professores, cinco escolas vão criar candidatos para a eleição.

Em ano de eleição, as crianças do Plenarinho também podem se envolver em campanhas eleitorais, discutir propostas e votar em seus candidatos. O Plenarinho lançou o programa Eleitor Mirim 2012. A proposta envolve a participação de professores do ensino fundamental, do 5º ao 9º ano.

Os professores que se interessarem em participar do programa terão acesso a uma cartilha com textos e sugestões de atividades para serem desenvolvidos no primeiro semestre. Os temas tratados são democracia, voto, representatividade e eleição.

Com esses temas trabalhados no primeiro semestre, os professores e alunos poderão, no segundo semestre, colocar em prática o que discutiram. Os alunos serão os idealizadores de um candidato fictício com partido e plataforma política para compor o programa eleitoral gratuito do Plenarinho que vai ao ar em outubro.

Para participar
O material didático será disponibilizado no portal Plenarinho para todos os professores que se interessarem. Mas, para que as turmas montem seu próprio candidato e eles façam parte da eleição do Plenarinho, os professores devem passar por um concurso de redação. As turmas participantes deverão estar cursando entre o 5º e o 9º ano do ensino fundamental.

O professor que quiser fazer parte desta etapa deverá enviar, até o dia 30 de março, um texto para plenarinho@camara.gov.br cujo título é: Por que é importante participar do Eleitor Mirim 2012? Os cinco melhores textos serão escolhidos e as turmas desses professores participarão da elaboração dos candidatos. A divulgação do resultado será feita no dia 04 de abril.

Em 2010, foi realizada a primeira edição do programa Eleitor Mirim. O Super Ary, candidato vencedor, está hoje na página inicial do portal e enche de orgulho a escola Ary Bocuhy, de Araçatuba (SP). Pode ser que neste ano sua escola conquiste este espaço, participe!

Mais informações em: http://www.plenarinho.gov.br/cidadania/Reportagens_publicadas/regulamento-eleitor-mirim-2012

Da redação/MW
Com informações da Turma do Plenarinho

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.