Educação, cultura e esportes

Homens são mais homofóbicos que mulheres, aponta pesquisadora

23/11/2011 - 16:27  

Homens são mais homofóbicos que mulheres, afirmou há pouco a coordenadora de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americano de Ciência Sociais, Miriam Abramovay, que realizou duas pesquisas sobre o tema.

De acordo com a pesquisadora, estudo realizado em 2009 apontou que cerca de 45% dos estudantes pesquisados disseram que não gostariam de ter colega de classe homossexual, contra apenas 15% das meninas entrevistadas.

Segundo Miriam, o levantamento mostrou também que quanto mais jovens os alunos, maior o grau de homofobia encontrado. “Esse dado ressalta o quanto é importante o trabalho de combate à homofobia nas escolas”, explicou.

Em pesquisa anterior, 55% dos homens e 40% das mulheres relataram que não queriam ter um vizinho homossexual, enquanto um terço dos entrevistados se mostrou indiferente à questão. “Observamos que, quase sempre, nos levantamentos que fazemos, indiferente quer dizer sim, o que torna esses números muito chocantes”, argumentou.

Miriam Abramovay participa do seminário Plano Nacional de Educação - mobilização nacional por uma educação sem homofobia, promovido pelas Comissões de Legislação Participativa; de Direitos Humanos e Minorias; e de Educação e Cultura. O evento ocorre no Plenário 3.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.