Educação, cultura e esportes

Seminário discutirá mudanças no financiamento da cultura

Evento faz parte de uma mobilização de parlamentares e artistas pela aprovação de projetos em favor da cultura e pelo fim dos cortes orçamentários do setor.

16/08/2011 - 09:04  

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura promove nesta tarde seminário para discutir o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura), previsto no Projeto de Lei 6722/10, que altera as regras de financiamento do setor. O projeto, encaminhado pelo governo no ano passado, atualmente aguarda votação na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

A coordenadora da frente parlamentar, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), afirma que o seminário faz parte de uma mobilização para cobrar a votação de projetos prioritários para a área cultural e exigir o fim dos sucessivos cortes de recursos para a cultura.

Os palestrantes do seminário serão a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que foi relatora do projeto na Comissão de Educação e Cultura da Câmara; o deputado Pedro Eugênio (PT-PE), relator da proposta na Comissão de Finanças e Tributação; o presidente da Cooperativa Paulista de Teatro e presidente fundador do Instituto Internacional de Teatro no Brasil, ligado à Unesco, Ney Piacentini; e o compositor e apresentador do programa de música clássica para crianças Blim-Blem-Blom na rádio MEC FM, Tim Rescala.

O seminário será realizado a partir das 14 horas, no auditório Interlegis, no Senado. O evento será aberto ao público e também contará com a participação, por meio de videoconferência, de parlamentares das Assembleias Legislativas de sete estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul). O debate poderá ser assistido em tempo real no site do Interlegis (www.interlegis.gov.br).

Manifestação
Na quarta-feira (17), às 11 horas, parlamentares e artistas promovem uma manifestação pela aprovação de projetos prioritários para a área de cultura e pelo fim de cortes de verbas públicas para o setor. Entre os participantes previstos estão os artistas Frejat, Sandra de Sá e Fernanda Abreu. Após o ato, que ocorrerá no Hall da Taquigrafia da Câmara, os manifestantes seguirão para uma audiência com a ministra de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta