Educação, cultura e esportes

Em debate na Câmara, professor critica Plano Nacional de Educação

13/07/2011 - 15:20  

O professor João Batista Oliveira criticou há pouco a proposta que cria o Plano Nacional de Educação (PL 8035/10, do Executivo), com metas do setor para os próximos dez anos. Segundo o especialista, os países cujos sistemas educacionais estão mais desenvolvidos “não fizeram reformas com base em leis, mas sim por meio do fortalecimento de instituições”.

Oliveira também discorda da destinação compulsória de verbas para o setor. A proposta do Executivo prevê a aplicação de pelo menos 7% do PIB na área até 2020. “Não é pelo fato de ter recursos amarrados para a educação que os países desenvolvidos chegaram lá. Sim, é preciso mais dinheiro para a educação, mas não é jogando mais dinheiro nessa estrutura que aí está que vai se resolver essa situação”, disse.

João Batista Oliveira participa de audiência pública da comissão especial destinada a analisar o PL 8035/10, que começou há pouco. Também estão presentes o autor de diversas publicações sobre educação Cláudio de Moura e Castro; e a secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin.

A reunião, que foi solicitada pelos deputados Lelo Coimbra (PMDB-ES) e Rogério Marinho (PSDB-RN), ocorre no Plenário 14.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8035/2010

Íntegra da proposta