Educação, cultura e esportes

Frente Parlamentar Mista da Cultura é relançada

06/04/2011 - 08:05  

A Frente Parlamentar Mista da Cultura será relançada em instantes no Salão Nobre do Congresso Nacional. Intelectuais, artistas e militantes dos movimentos culturais deverão contribuir com o encaminhamento de propostas para nortear as prioridades do grupo, que pretende priorizar temas como a revisão da Lei de Direitos Autorais, alterações no Procultura, a criação do vale-cultura, a preservação dos pontos de cultura no País (Programa Cultura Viva) e a Reforma da Cultura Brasileira (Re-Cultura).

Confirmaram presença na solenidade a ministra da Cultura, Ana de Hollanda; o presidente da Funarte, Antonio Grassi; o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti; os músicos Rita Ribeiro, Saulo Laranjeira, Nelson Sargento e o vereador Netinho de Paula.

A frente reúne mais de 250 congressistas, que pretendem debater temas importantes para a consolidação das políticas públicas culturais no País. Um dos principais objetivos do grupo, segundo seu estatuto, é acompanhar a política governamental, os projetos e programas direcionados à promoção da cultura e à preservação do patrimônio histórico (material e imaterial) e arquitetônico, além de incentivar e fomentar mecanismos de preservação e difusão da cultura popular brasileira.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) foi eleita para presidir a frente. Ela indicou coordenadores estaduais e do Distrito Federal para colaborar com o levantamento de demandas e na mobilização dos atores culturais locais, para auxiliar o conselho executivo na condução de propostas a serem apreciadas pelo grupo. O conselho foi composto suprapartidariamente, buscando contemplar todas as unidades federativas.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.