Educação, cultura e esportes

Câmara aprova inclusão de Villa-Lobos entre os heróis da Pátria

09/04/2010 - 16:05  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quinta-feira (8) a inclusão de Heitor Villa-Lobos no Livro dos Heróis da Pátria. Villa-Lobos destacou-se como instrumentista, compositor, folclorista, musicólogo, professor e regente. A homenagem ao compositor foi proposta pelo deputado Dr. Talmir no Projeto de Lei 4758/09.

O parlamentar lembra que Villa-Lobos foi um dos maiores divulgadores do folclore e indigenismo musical brasileiro. “Ele foi o artista que mais e melhor projetou o Brasil no cenário cultural internacional durante o século XX”, comentou Dr. Talmir. Entre os trabalhos do maestro estão choros, sinfonias, óperas, as famosas Bachianas Brasileiras, inúmeros concertos, balés, corais, peças instrumentais e de câmara e, ainda, música para cinema.

Aprovação conclusiva
O relator da proposta na CCJ, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), votou pela constitucionalidade da matéria, que já havia sido aprovada pela Comissão de Educação e Cultura. Com a aprovação na CCJ em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., o projeto seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votado pelo Plenário.

O Livro dos Heróis da Pátria é um memorial em páginas de aço com o nome de brasileiros que, em vida, “contribuíram para a grandeza, o orgulho e a glória” do Brasil. Ele está localizado no Panteão da Pátria, monumento em homenagem a liberdade e a democracia, localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília. Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Plácido de Castro e Santos-Dumont são alguns dos nomes inscritos no Livro dos Heróis.

Histórico
Villa-Lobos recebeu suas primeiras lições de música do pai, no violoncelo e na viola, depois aprendeu violão sozinho. A formação teórica foi recebida no Instituto Nacional de Música, no Rio de Janeiro. Ele não chegou a concluir o curso formal por discordar da rigidez do ensino acadêmico do seu tempo.

O maestro recebeu influência das rodas de samba e de choro cariocas. Nas duas primeiras décadas do século XX, Villa-Lobos viajou pelo Brasil ainda na adolescência e recolheu dezenas de temas folclóricos, indígenas e populares. Essas referências viriam a ser a espinha dorsal de grande parte da sua obra musical.

Na década de 20 do século passado, Villa-Lobos conviveu em Paris com o mundo artístico da época e divulgou suas composições. Durante esse período, ele recebeu influências do modernismo na composição musical. Já na década de 40 foi a vez da América do Norte se render ao trabalho de compositor.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta