Educação, cultura e esportes

Educação aprova permissão para museus receberem obras apreendidas

06/11/2009 - 13:57  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (4) proposta que permite ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) receber bens de valor artístico, histórico e cultural que tenham sido apreendidos, abandonados ou estejam em poder de órgãos públicos federais ou da Justiça Federal.

A proposta, aprovada na forma do substitutivo do deputado Pedro Wilson (PT-GO) ao Projeto de Lei 2935/08, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), determina que sejam doadas obras apreendidas em decorrência de controle aduaneiro ou de sonegação de tributos, objeto de pena de perdimento, recebidas em pagamento de dívidas ou abandonadas.

Segundo o substitutivo, o Ibram poderá destinar as obras a museus federais (que terão preferência), estaduais ou municipais. Um dos critérios que serão usados para definir essa destinação é a relevância regional da obra, a ser justificada por determinado museu. Essas obras também poderão ser transferidas para museus privados sem fins lucrativos que integrem o Sistema Brasileiro de Museus.

Criação do Ibram
Pedro Wilson disse que um dos motivos que o levou a apresentar um substitutivo foi o fato de o Ibram ainda não existir quando o projeto original foi apresentado. "Fez-se necessária a adequação do projeto a essa realidade", explicou.

O Ibram foi criado pela Lei 11.906/09 para coordenar a Política Nacional de Museus (PNM). O instituto é vinculado ao Ministério da Cultura e tem entre suas atribuições a elaboração de ações integradas entre os museus brasileiros.

Para o deputado de Goiás, a proposta vai suprir uma lacuna na legislação do patrimônio cultural e museológico brasileiro.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Notícias relacionadas:
Minas e Energia rejeita isenção de taxas de luz para museus
Projeto garante mais instrumentos de gestão para museus
Deputada defende instalação de CPI do roubo de obras de arte

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre