Educação, cultura e esportes

Proposta exige licenciatura plena para professor de Educação Física

28/01/2009 - 14:01  

Em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei 4398/08, do deputado Eliene Lima (PP-MT), torna obrigatória a licenciatura plena em Educação Física para ministrar a disciplina na educação infantil e no ensino fundamental.

De acordo com o parlamentar, em alguns estados o trabalho de Educação Física no ensino fundamental e na educação infantil é feito por profissionais não detentores de diploma de nível superior.

"Essa prática não combina com a busca da melhoria da qualidade na educação, objetivo que tem adquirido a centralidade na agenda de desenvolvimento das políticas públicas educacionais", argumenta.

Possibilidades corporais
Na opinião do deputado, a Educação Física não se restringe ao simples exercício de certas habilidades. Ele a entende também como o ato de capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente adequada.

Eliene Lima ainda lembra que a educação vem sendo viabilizada pela criação de fundos: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) até 2006 e seu sucessor, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em pleno vigor.

"O cuidado com a saúde, segurança e bem estar no desenvolvimento das atividades de educação física e o pleno desenvolvimento das potencialidades dos alunos na infância e adolescência requerem a presença de profissionais habilitados."

Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Proposta classifica academias de ginástica como unidades de saúde
Finanças aprova limite para anuidade de conselho de educação física
Comissão aprova projeto de estímulo às atividades físicas
Trabalho rejeita projeto sobre registro em Educação Física
Programa Saúde da Família poderá incluir educação física
Projeto cria programa de educação física terapêutica
Proposta limita atuação dos conselhos de Educação Física

Reportagem - Adriana Resende/MR
Colaboração - Rayane Mello

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4398/2008

Íntegra da proposta