Educação, cultura e esportes

Seguridade rejeita projeto sobre educação nutricional

23/06/2008 - 17:22  

A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou na quarta-feira (18) o Projeto de Lei 1234/07, do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que prevê ações voltadas para a educação nutricional e segurança alimentar dos brasileiros.

O projeto recebeu parecer desfavorável do relator, deputado Dr. Talmir (PV-SP). Ele considera que o texto "não inova" em relação às determinações já previstas pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei 11346/06). "O assunto deve ser objeto de projetos e programas específicos conduzidos, especialmente pelos estados e municípios, dentro do conjunto de ações que componham um programa nacional", argumentou.

Para o deputado paulista, há uma "grande diferença de abordagem" entre o projeto e a lei em vigor. "Embora fale de forma genérica da necessidade da integração entre os vários setores, o projeto de lei concentra-se em definir responsabilidades para os ministérios da Saúde e da Educação. Já a lei procura garantir a construção da política e do plano nacional de segurança nutricional, criando instâncias decisórias com a mais ampla participação da sociedade, envolvendo os diversos setores e estabelecendo responsabilidades para os executivos de todas as instâncias de governo", acrescentou.

Tramitação
O projeto foi aprovado anteriormente pela Comissão de Educação e Cultura. O texto seguirá a Plenário depois de ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Notícias anteriores:
Educação aprova ações de segurança nutricional
Proposta modifica norma sobre inspeção de produtos animais
Projeto cria programa para redistribuir sobras de alimento
Especialistas querem ação integrada pela alimentação
Agricultura aprova incentivo para produtos da cesta básica

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.brJPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1234/2007

Íntegra da proposta