Educação, cultura e esportes

Conteúdos mínimos da educação básica podem ser unificados

29/10/2007 - 20:24  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1126/07, do deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), que inclui entre as atribuições da União a definição dos conteúdos curriculares mínimos de cada ano letivo da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio — que formam a educação básica.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional (Lei 9.394/96), cabe à União, por meio do Ministério da Educação, a definição das diretrizes gerais de ensino. Os currículos mínimos, entretanto, são de responsabilidade dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, de acordo com as características da cultura regional. A proposta mantém a obrigatoriedade prevista na LDB de que a responsabilidade pela elaboração das diretrizes seja compartilhada com os estados, os municípios e o Distrito Federal.

Padrão de qualidade
O objetivo da unificação de parâmetros mínimos é assegurar padrão de qualidade nacional, segundo Gastão Vieira, sem comprometer a inclusão de disciplinas voltadas para a cultura regional. "Para assegurar de fato a formação básica comum, com qualidade, é indispensável a definição de conteúdos mínimos que os estudantes devem receber e dominar ao longo de sua trajetória educacional", explica o autor.

Para Gastão Vieira, a medida é relevante pois é com base nos conteúdos mínimos que os livros didáticos são elaborados, além das propostas pedagógicas e dos planos de curso das escolas.

O deputado argumenta ainda que o estabelecimentos de parâmetros curriculares mínimos unificados contribuirá para tornar a avaliação mais eficiente. A avaliação do desempenho dos professores e dos alunos, segundo ele, é essencial para orientar a busca de soluções para as dificuldades do ensino em todo o País. "Os conteúdos mínimos serão referencial para a implementação de políticas públicas de fato nacionais, voltadas para a qualidade, por meio de avaliações regulares", explica.

Antecedentes
A LDB define e regula o sistema de educação pública no Brasil, com base nos princípios estabelecidos pela Constituição Federal. Ela foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934. Entretanto, a primeira versão entrou em vigor em 1961, seguida por um novo texto em 1971 — que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996.

Com a promulgação da Constituição de 1988, as versões anteriores da LDB foram consideradas obsoletas. O debate sobre a reformulação e a atualização teve início imediatamente após a promulgação da Constituição de 1998, mas a discussão levou quase uma década no Congresso Nacional.

Baseada no princípio do direito universal à educação, a LDB de 1996 apresenta diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. Outras mudanças relevantes são:

- Vinculação de receitas: a União deve gastar no mínimo 18% na educação, e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos;
- gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa das instituições de ensino;
- carga mínima de 800 horas distribuídas em 200 dias letivos na educação básica.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Pesquisadores pedem mais investimentos no ensino infantil
Comissão formará grupo de trabalho para avaliar LDB
Câmara aprova prazo para validação de diploma estrangeiro
Debatedor aponta lacunas da lei de diretrizes da educação

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1126/2007

Íntegra da proposta