Economia

Comissão discutirá possíveis distorções em tributação de refrigerantes

17/10/2012 - 11:38  

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
alimentos -refrigerante
Novo decreto do governo vai aumentar a tributação do setor e deve acarretar aumento de preços.

A Comissão de Finanças e Tributação fará audiência pública para ouvir o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre denúncia de distorções existentes no sistema tributário em relação ao setor de bebidas frias - água, cerveja, refrigerante, energéticos e isotônicos.

Segundo o deputado Guilherme Campos (PSD-SP), que solicitou a realização da reunião, as pequenas empresas do setor estão sujeitas a uma tributação que varia de 37% a 48%, enquanto a tributação efetiva relativa às grandes empresas está entre 13% e 20%. Esses percentuais são muito próximos ao do sistema simples de tributação, que é de 12,11%.

O deputado lembra que apenas duas empresas detêm mais de 80% do mercado brasileiro. Seu faturamento representaria mais de 92% do total do setor. “Há tempos as pequenas empresas do setor de bebidas frias, que englobam chás, água e sucos, além dos refrigerantes e cajuínas, por exemplo, reclamam das distorções do sistema tributário brasileiro. Distorções essas que levam ao fechamento de inúmeras empresas do setor”, diz Campos.

Novo modelo
Um decreto (7.742/12) publicado no Diário Oficial da União em maio mudou o modelo de tributação das bebidas. Por isso, a partir deste mês, as bebidas frias passarão a pagar mais Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). De acordo com a Receita Federal, se o aumento de impostos for repassado ao consumidor, ele pagará, em média, 2,85% a mais pelos quatro tipos de bebida.

Pelo modelo antigo, as alíquotas eram expressas por meio de valores fixos cobrados por litro, independente do preço da bebida. De acordo com a Receita, isso provocava distorção e punia os fabricantes que vendiam produtos mais baratos. O novo regime leva em consideração o preço do produto e o tipo de embalagem da bebida, fazendo com que uma bebida mais cara pague mais impostos.

Convidados
Além de Mantega, serão convidados para o debate:
- o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), Fernando Rodrigues, e
- o diretor-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas (Abir), Herculano Anghinetti.

A reunião será realizada a partir das 10 horas, no Plenário 4.

Da Redação/MW

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.