Economia

Câmara aprova mudanças na eleição de diretoria do Banco da Amazônia

16/10/2012 - 17:51  

Gustavo Lima
Evandro Milhomen
Milhomen defendeu a aprovação da proposta.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira (16), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 4750/09, do Poder Executivo, que altera a composição e as regras para eleição da diretoria do Banco da Amazônia. Pelo texto, o número de diretores do banco deixa de ser previamente estabelecido em lei (atualmente são seis dirigentes, incluído o presidente) e passa a ser fixado em regulamento.

A proposta prevê a exigência de experiência em atividade financeira para a ocupação de pelo menos 2/3 dos cargos de diretores. A exigência, pela legislação em vigor (Lei 5.122/66), é de apenas 1/3. O projeto ainda substitui a atual eleição por assembleia geral, para mandatos de quatro anos, pela eleição pelo conselho de administração, para mandatos superiores a três anos.

O relator na CCJ, deputado Evandro Milhomen (PCdoB-AP), defendeu a constitucionalidade da proposta. O texto segue agora para o Senado, exceto se houver recurso para que seja examinado pelo Plenário da Câmara.

Segundo o Executivo, as mudanças são necessárias diante da evolução do sistema financeiro nacional e de normas do Banco Central.

* Matéria atualizada às 19h04.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4750/2009

Íntegra da proposta