Economia

Proposta isenta de tributos venda de computadores a idosos

13/02/2012 - 11:26  

Arquivo/ Gustavo Lima
Rubens Bueno
Rubens Bueno: não adianta ministrar curso de inclusão digital sem facilitar compra de computador.

Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 3021/11 prolonga indefinidamente a isenção de PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre a venda de computadores para pessoas acima de 60 anos. A Lei 11.196/05 já reduz a zero a alíquota dos dois tributos na venda de produtos de informática, mas somente até dezembro de 2014.

De acordo com o autor do texto, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), o objetivo é “possibilitar a um número maior de pessoas idosas o acesso aos meios de informática e à inclusão digital”.

Rubens Bueno lembra ainda que o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) obriga o Poder Público a oferecer oportunidades educacionais a idosos, com a utilização de computadores e demais avanços tecnológicos. “De nada adianta serem ministrados cursos de inclusão digital se o idoso não puder ter em seu poder uma ferramenta que possibilite utilizar os conhecimentos adquiridos”, argumenta o deputado. O Estatuto do Idoso estabelece que “os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna”.

Tramitação
O projeto, que tem caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem- Maria Neves
Edição- Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3021/2011

Íntegra da proposta