Economia

Segundo base aliada, gestões petistas prepararam o País

09/08/2011 - 20:22  

A mudança de rumos da economia promovida pelos governos petistas (Lula e Dilma Rousseff), com ênfase no crescimento das reservas internacionais e em investimentos públicos, tornou o Brasil um dos países mais bem preparados para enfrentar a crise econômica internacional, afirmou nesta terça-feira o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), na comissão geral que discutiu o agravamento da crise econômica internacional.

“O governo Fernando Henrique Cardoso [1995-2003] deixou uma vulnerabilidade quanto a crises no exterior, e sempre adotou políticas restritivas de crédito e salários nessas ocasiões, ao contrário dos presidentes Lula e Dilma”, disse o líder petista. A prova da qualidade da política econômica está no fato, segundo Teixeira, de que as medidas anunciadas pelo governo para combater os efeitos da crise encontram apoio até mesmo em economistas ligados a partidos de oposição.

O deputado fez referência aos economistas Mailson da Nóbrega e Paulo Rabello de Castro, respectivamente representantes do DEM e do PSDB na comissão geral realizada no Plenário. Segundo o líder, os dois economistas admitiram que o Brasil está preparando para enfrentar as turbulências da crise mundial, que tem epicentro nas economias dos países ricos.

Paulo Teixeira ressaltou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as empresas estatais foram importantes para manter o nível de investimento mesmo durante a crise de 2008 e 2009.

Novo patamar
O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), também destacou no debate o novo patamar da economia brasileira. Segundo ele, o povo brasileiro ganhou importância econômica e melhorou de vida, e as medidas se basearam em diminuir impostos e incentivar a produção, “diferentemente do passado, em que juros e impostos foram aumentados para combater crises externas”, comparou.

Vaccarezza agradeceu o apoio recebido pelo governo nas medidas adotadas para enfrentar a crise. “Essas medidas fazem parte de um sentimento nacional para enfrentar a crise. Todos sentem que estamos mais fortes para enfrentá-la”, disse.

Já o líder do PCdoB, deputado Osmar Júnior (PI), defendeu a unidade da base do governo no Congresso Nacional para o enfrentamento da crise internacional. Ele disse que, além do apoio do Parlamento, o governo precisa buscar o apoio de empresários e trabalhadores.

Osmar Júnior elogiou as medidas que estão sendo adotadas pelo governo, mas pediu que a política cambial retome o valor do Real frente às moedas estrangeiras, de forma a valorizar os produtos nacionais.

Reportagem – Carolina Pompeu e Marcello Larcher
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.