Economia

Comissão de Orçamento pode votar hoje a LDO

12/07/2011 - 11:17  

A Comissão Mista de Orçamento agendou cinco reuniões para hoje para tentar votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012. A primeira reunião, que estava marcada para as 10 horas, foi cancelada por falta de quórum. A próxima reunião está prevista para as 14h30.

Uma sessão do Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado) também está prevista para hoje, às 19 horas, para votar propostas aprovadas pela comissão. O Congresso Nacional votará a LDO até quinta-feira (14).

Os líderes dos partidos na Comissão Mista de Orçamento fecharam acordo para votar nesta semana o parecer final do relator da LDO, deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG). Como parte do acordo, o relator leu seu parecer na semana passada, o que permitiu a abertura de prazo para a apresentação de destaques. Esse prazo vai até o encerramento da discussão.

Moreira apresentou dois adendos e uma errata ao seu substitutivo. A mudança mais significativa em relação ao texto apresentado na semana passada é a exclusão de dois dispositivos que permitiam alterações de preços dos contratos de licitação de obras públicas.

A mudança era uma exigência da oposição. O primeiro dispositivo autorizava o reajuste de preços em até 20% em relação à média de custos das duas tabelas oficiais (Sicro e Sinapi), desde que o valor global da obra não fosse alterado.

O segundo dispositivo permitia a assinatura de aditivos aos contratos para elevar ou reduzir itens da obra, desde que não resultasse em variação superior a 25% em relação ao valor inicial do contrato. Para a oposição, a combinação dos dois levaria ao aumento dos preços das obras em relação ao contrato inicial de licitação.

Papel do Congresso

O repórter Fabrício Rocha, da TV Câmara, analisa a expectativa para a votação da LDO no Congresso.

Apesar das negociações ainda estarem em curso, parlamentares de vários partidos elogiaram o trabalho do relator. Segundo eles, o parecer final prioriza a intervenção do Congresso na execução orçamentária.

Um dos pontos mais elogiados foi a impossibilidade de contingenciamento das emendas individuais. Também foi destacada a limitação dos restos a pagar – o parecer restringe o estoque relativo a despesas discricionárias, em 2012, ao mesmo patamar de 2011, e obriga o pagamento de pelo menos 10% desse estoque para convênios e contratos. “Quem sai ganhando com o texto é o Congresso, que terá um papel mais relevante na execução orçamentária”, disse o presidente da Comissão de Orçamento, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Reuniões
As reuniões de hoje da Comissão Mista de Orçamento foram marcadas para as 10 horas, 14h30, 18 horas, 20 horas e 22 horas. Para votar a LDO e outras propostas em pauta, a comissão também agendou quatro reuniões para amanhã e duas reuniões para quinta-feira.

*Matéria atualizada às 11h21.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.