Economia

Uso de formol em cosméticos e perfumes pode ser proibido

23/01/2008 - 14:22  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1772/07, do deputado licenciado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que proíbe o uso da substância formaldeído (mais conhecida como formol) na composição de cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes e afins. A proposta também determina que os desinfetantes e outros produtos de limpeza que contenham essa substância química sejam submetidos a controle específico regulamentado pelo Ministério da Saúde.

Segundo o deputado, o formol pode ter alto potencial tóxico e sua utilização em cosméticos é proibida em diversos países. "A própria Organização Mundial da Saúde identifica o produto como cancerígeno", alerta.

Bezerra lembra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já sugere o uso de outras substâncias como o ácido tioglicólio, hidróxico de sódio, hidróxico de lítio, carbonato de guanidina e hidróxico de cálcio que "praticamente oferecem os mesmos resultados obtidos com o uso do formol, sem os seus efeitos tóxicos".

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Agricultura veta uso de substância presente em agrotóxico
Comissão aprova proibição de chumbo em materiais de pesca
Meio Ambiente aprova proibição a DDT em agrotóxico
Seguridade aprova proibição de uso do `pó-da-china`

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1772/2007

Íntegra da proposta