Direitos Humanos

CPI da Violência contra Jovens Negros vota hoje relatório final

Texto da deputada Rosangela Gomes enfrenta resistência de integrantes do colegiado

15/07/2015 - 10:15  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros reúne-se ao meio-dia, no plenário 14, para votar o relatório final da deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ). O texto foi discutido ontem por mais de quatro horas, mas os parlamentares não chegaram a um consenso.
Apesar de seu texto ter recebido diversas críticas, a relatora acredita que o colegiado conseguirá chegar a um acordo antes do desfecho dos trabalhos, nesta sexta-feira (17). A divergência se concentra nas propostas para segurança pública, em especial a defesa do fim do auto de resistência (PL 4471/12) - registro pelo qual policiais justificam mortes ou ferimentos durante prisões ou perseguições de suspeitos.

O deputado Major Olimpio (PDT-SP) criticou a proposta que acaba com o auto de resistência. “O sistema policial não é o principal ator nesta guerra civil existente no Brasil”, afirmou. O parlamentar apresentou voto em separado ao parecer, justamente para suprimir o fim dos autos de resistência.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), por sua vez, acredita que o relatório subsidia novas políticas de segurança pública para coibir a violência baseada na raça. Uma das iniciativas do relatório da CPI destacada por ele é o apoio à criação de polícias estaduais únicas, desmilitarizadas e de ciclo completo, como estabelece a PEC 423/14.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta