Direitos Humanos

Cancelado debate com ministro da Justiça sobre demarcação de terras indígenas

17/06/2015 - 14:32  

A audiência pública da Comissão Especial da Demarcação de Terras Indígenas (PEC 215/00) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prevista para amanhã, foi cancelada.

O ministro havia sido convidado, a pedido do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), para prestar esclarecimentos sobre extração ilegal de ouro, diamantes e outros minérios em reservas indígenas.Os parlamentares também queriam discutir o andamento dos Estudos para Ampliação da Terra Indígena do Governador, no Maranhão, e pediam informações sobre a violação aos direitos humanos dos povos indígenas descritas pelo Relatório Figueiredo e pelo Relatório da Comissão Nacional da Verdade.

O Relatório Figueiredo aponta que as terras escrituradas à produção agrícola resultaram do assassinato de tribos inteiras. Já o Relatório da Comissão Nacional da Verdade apontou que, no período investigado, ao menos 8.350 indígenas foram mortos em massacres, esbulho de suas terras, remoções forçadas de seus territórios, contágio por doenças infectocontagiosas, prisões, torturas e maus tratos. 

A comissão ainda não remarcou a audiência com o ministro da Justiça.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta