Direitos Humanos

Proposta exige que tomador de empréstimo respeite os direitos humanos

A exigência valerá para quem fizer financiamento com qualquer instituição financeira controlada pelo governo federal.

12/09/2014 - 10:20  

ARTE SECOM
Dep. Iriny Lopes
Iriny: projeto poderá reduzir a ocorrência de situações de desrespeito.

Proposta em tramitação na Câmara inclui cláusula protetora dos direitos humanos em contratos de financiamento que envolvam instituições financeiras controladas pela União. De acordo com o Projeto de Lei 7087/14, da deputada Iriny Lopes (PT-ES), a cláusula deverá prever que a prática de violência, ameaça ou desrespeito a quaisquer direitos fundamentais por parte do tomador do financiamento, seja ele sócio, dirigente, administrador, empregado ou preposto da empresa, implica a suspenção imediata do contrato até apuração definitiva dos fatos pela autoridade competente.

Confirmada a responsabilidade do tomador do financiamento, o contrato será rescindido, com imediato vencimento da dívida e imposição de multa sobre o valor atualizado do contrato. Por outro lado, absolvido o réu por sentença judicial transitada em julgado, o contrato será continuado.

Segundo a autora, em várias regiões do País entidades defensoras dos direitos humanos e o próprio Ministério Público Denunciam o desrespeito aos direitos humanos por empreendimentos financiados com verba pública.

“Os empréstimos concedidos instituições oficiais de crédito, que representam quase 40% do crédito ofertado no País, não podem, em hipótese nenhuma, servir de estímulo a crimes como lesão ou ameaça à incolumidade física praticada por agente ou preposto do mutuário ou financiado”, argumenta Iriny Lopes.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7087/2014

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre