Direitos Humanos

Comissão vai homenagear advogados que trabalharam por presos políticos

21/06/2012 - 18:12  

A Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça vai realizar, em agosto, uma homenagem aos advogados que trabalharam pela libertação dos presos políticos no Brasil. A coordenadora da comissão, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), explica que a homenagem está inserida num dos objetivos da comissão: resgatar a memória histórica sobre as violações de direitos humanos no período da ditadura militar.

Na opinião da deputada, os advogados que atuaram em favor dos presos políticos no período da ditadura militar cumpriram um papel fundamental. "São pessoas generosas, que fizeram essa defesa, em sua maioria, voluntariamente, sem nenhuma contrapartida financeira, porque os opositores eram pessoas pobres”, aponta.

“E eles, de forma absolutamente desprovida de qualquer interesse, se expuseram: muitos deles sofreram, inclusive, prisão, perseguição. Queremos trazer a história dessas pessoas ao conhecimento da sociedade, sobretudo às novas gerações, que não viveram aquela história", completou Erundina. A homenagem terá o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em julho, a Comissão Parlamentar da Memória, que é ligada à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, também vai realizar um seminário internacional sobre a Operação Condor.

Criada em 1960, a operação foi uma aliança político-militar entre os regimes ditatoriais de seis países da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. O objetivo era coordenar a repressão aos opositores dessas ditaduras e eliminar líderes de esquerda que militavam nos seis países.

Reportagem - Renata Tôrres/Rádio Câmara
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.