Direitos Humanos

Seminário discute políticas públicas para os idosos

14/06/2012 - 09:10  

A Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso promove hoje, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o seminário “Dez anos do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI)”. O evento vai discutir a situação dos idosos no Brasil e os avanços e desafios das políticas públicas sobre o envelhecimento.

O presidente da frente parlamentar, deputado Vitor Paulo (PRB-RJ), lembra que em poucos anos a população de idosos (pessoas com mais de 60 anos) no Brasil vai passar de 40 milhões de habitantes. Em 2010, segundo o IBGE, ela era de 20 milhões.

Criado em 2002, o CNDI atua na elaboração de diretrizes sobre a Política Nacional do Idoso e no acompanhamento da efetivação do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).

Para o deputado Vitor Paulo, ainda há muito o que fazer em relação às políticas públicas para idosos, principalmente os de baixa renda. “As pessoas mais humildes, das classes C, D e E, não têm acesso a serviços públicos como saúde e transporte. E, quando têm, é um serviço público de má qualidade. Então, há uma série de itens que temos de discutir.”

O seminário será aberto às 10 horas, no auditório Freitas Nobre. com a presença da ministra dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. Os debates prosseguirão no turno da tarde, no Plenário 2.

Da Redação/CD
Com informações da Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.