Direitos Humanos

Professora faz palestra sobre humilhação e dignidade

05/06/2012 - 08:28  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias ouve hoje a professora da Universidade da Noruega, em Oslo, Evelin Lindner. Doutora em medicina e psicologia, Lindner tem várias pesquisas sobre humilhação, dignidade e direitos humanos.

O autor do requerimento para a realização da audiência pública, deputado Domingos Dutra (PT-MA), argumenta que o assunto da conferência é um dos mais importantes da agenda contemporânea dos direitos humanos.

Ele lembra que a humilhação vem sendo empregada como arma de guerra e tortura em conflitos armados em todo o mundo, sobretudo conflitos que se fundamentam em rivalidades étnicas. Foi o caso da Bósnia, da Somália e também dos episódios envolvendo militares norte-americanos e presos iraquianos em Abu Ghraib, no Iraque. “A violação da dignidade humana e o emprego da humilhação, inclusive a prática do estupro em massa, têm se tornado lugar comum nos conflitos armados internacionais”, afirma Dutra.

Em relação ao Brasil, afirma o deputado, a questão da humilhação e da violação da dignidade se relaciona com vários itens da agenda pública brasileira de direitos humanos. É o caso da tortura contra presos políticos nos “anos de chumbo” da ditadura militar - objeto de estudo tanto na Comissão Nacional da Verdade quanto na Comissão Parlamentar da Verdade. “A tortura contra presos comuns, prática ainda comum nas delegacias e prisões brasileiras, também se inscreve nessa agenda. O assédio moral, que tem sido estudado só recentemente no Brasil, é outra variante dessa violação de direitos humanos”, afirma ainda Domingos Dutra.

Especialista
A conferencista Evelin Lindner é uma especialistas no tema e publicou quatro livros sobre o assunto. Seu livro “Fazendo inimigos: humilhação e conflito internacional”, lançado em 2007 nos Estados Unidos, foi considerado pela revista “Choice” como uma das mais importantes contribuições acadêmicas ao estudo dos direitos humanos.

Evelyn Lindner é reitora e fundadora da organização Human Dignity and Humiliation Studies. Pesquisadora da Universidade de Oslo desde 1997, atua também na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e na Maison des Sciences de l’Homme, na França.

A audiência pública será realizada às 10 horas no Plenário 7.

Da Redação/MM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.