Direitos Humanos

Membro de movimento contra abrigo para morador de rua realiza protesto

04/04/2012 - 18:21  

O representante do movimento de remoção do albergue para moradores de rua do Distrito Federal, Luiz Cláudio Cesário, causou polêmica há pouco na Comissão de Direitos Humanas e Minorias ao afirmar que a audiência pública que ocorre neste momento sobre a situação dos moradores de rua no DF tem como objetivo “defender bandidos”.

Cesário afirmou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90) apenas ampliou o envolvimento de menores de 18 anos em crimes. Ele também questionou os relatos recentes de estupro por parte de policiais militares de Brasília contra crianças e adolescentes de rua.

Segundo o representante do movimento, o albergue mantido do governo do DF no bairro do Areal, em Águas Claras (DF), é um estorvo para os residentes na região e deveria ser fechado. “São constantes os casos de violência, de falta de higiene e de sexo ao ar livre entre as pessoas albergadas lá”, disse. Ele foi vaiado pelos participantes da audiência e em seguida deixou o local.

Em resposta ao comentário, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) afirmou que essa é a “típica reação preconceituosa de quem desconhece a realidade dos moradores de rua”.

Reportagem - José Carlos Oliveira/ Rádio Câmara
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.