Direitos Humanos

Deputado quer políticas em prol de brasileiras que vivem no exterior

08/03/2012 - 18:04  

Gustavo Lima
Geraldo Thadeu
Thadeu: muitas brasileiras são enganadas com a promessa de vida melhor no exterior.

O deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG) vai participar amanhã (9) da abertura do “3º Fórum de Mulheres Imigrantes Brasileiras in Power”, em Connecticut (EUA). O parlamentar defenderá a adoção de políticas públicas e ações sociais em defesa das brasileiras que vivem em outros países.

Entre os problemas a serem enfrentados, Thadeu cita o caso de mulheres que são levadas para o exterior com promessas de uma vida melhor, mas, quando chegam lá, são obrigadas a se prostituir ou a ficar confinadas, sem possibilidade de voltar ao País.

Para mudar essa realidade, o deputado vai sugerir ao Ministério das Relações Exteriores a elaboração de uma cartilha a ser entregue a todas as brasileiras que tiram passaporte. Hoje, o Itamaraty já disponibiliza uma cartilha para os brasileiros (independentemente de gênero) que vão para o exterior. "[A nova publicação] alertará as mulheres dos perigos, das dificuldades e das armadilhas que poderão enfrentar em outros países", explica Geraldo Thadeu, que integra a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

Troca de experiências
Além do Brasil, representantes da Argentina, Áustria, Canadá, Japão, Paraguai e Líbano participarão do fórum, que se encerra no sábado (10). O objetivo do evento é fortalecer, por meio da troca de experiências, o conhecimento sobre áreas ligadas à imigração, como educação, cidadania, direitos humanos e políticas culturais e de gênero.

Uma premiação pelo trabalho realizado por mulheres de várias nacionalidades e um grande desfile de modas também fazem parte da programação. O estado de Minas Gerais será homenageado pelo empenho de seus representantes na promoção das garantias fundamentais das imigrantes.

Reportagem – Renata Tôrres/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.