Direitos Humanos

Comissão discute hoje violência contra jovens negros

29/11/2011 - 08:52  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza nesta manhã audiência pública para discutir a violência contra jovens negros.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que propôs a audiência, ressalta que dados apresentados pela comissão – referentes ao Mapa da Violência de 2011 – comprovam que são vítimas de homicídio sobretudo os jovens das classes D e E, e, especialmente, negros.

“O movimento negro vem defendendo que se faça um debate. A pirâmide demográfica brasileira já se assemelha à de países que passaram por guerras, na diminuição em determinadas camadas sociais do número de jovens negros do sexo masculino. Precisamos refletir sobre essa questão”, justifica Molon.

Foram chamados para o debate o secretário-executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Mário Lisboa Theodoro; o assessor da Secretaria Nacional de Segurança Pública Guilherme Zambarda; a socióloga Helena Abramo, representante da Secretaria Nacional de Juventude; e o idealizador e coordenador-geral do projeto Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes, Frei Davi.

A audiência ocorrerá às 10 horas, no Plenário 8.

*Matéria atualizada às 9h14.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.