Direitos Humanos

Audiência discute combate à violência contra idoso

05/10/2011 - 09:15  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza hoje audiência pública para discutir “O Estatuto do Idoso como ferramenta de combate à violação dos direitos humanos”. O debate foi sugerido pela coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos do Idoso, deputada Flávia Morais (PDT-GO).

A deputada afirma que, segundo levantamento elaborado pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em 2007, 12% dos quase 18 milhões de idosos do País já sofreram maus-tratos. “A violência psicológica é a mais comum, como humilhação, ameaças e discriminação. Agressões físicas, negligência, abandono e uso indevido do dinheiro do idoso são formas de violência que ainda ocorrem contra pessoas com mais de 60 anos.”

Foram convidados para a audiência a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; a presidente do Conselho Nacional de Direitos do Idoso da secretaria, Karla Cristina Giacomin; e representantes do Ministério Público Federal e da sociedade civil.

A audiência está marcada para as 15 horas, no Plenário 9.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.