Direitos Humanos

Líder do governo confia em acordo para aprovar Comissão da Verdade

15/09/2011 - 14:42  

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse nesta quinta-feira que espera a aprovação quase unânime do projeto que cria a Comissão da Verdade (PL 7376/10). Vaccarezza afirmou que o governo quer um grande acordo no Parlamento para a votação do projeto, que está prevista para a semana que vem.

"[Um acordo] que envolva 100% dos deputados. Eu sei que é difícil, porque tanto em um viés quanto no outro, para usar um termo clássico, tanto na esquerda quanto na direita, vai ter contestação, mas achamos que podem ser envolvidos todos os partidos e pelo menos 490 deputados."

Royalties do petróleo
Vaccarezza disse que também espera um acordo sobre a distribuição dos royalties do petróleo. Segundo o deputado, apesar de a proposta apresentada na quarta-feira pelo governo aos líderes partidários não ter sido totalmente aceita, a reunião foi positiva ao demonstrar que a presidente Dilma Rousseff está sensível à demanda dos estados e municípios não produtores de petróleo.

"A União, já das áreas licitadas, abriu mão de um terço da sua participação para distribuir a todos os estados e municípios do País”, disse Vaccarezza. “Espero que daqui a uma semana tenhamos um grande acordo."

Vaccarezza lembrou que também está prevista para a semana que vem a votação do projeto que regulamenta a Emenda 29 (PLP 306/08) e da criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (PL 1749/11).

Reportagem – Verônica Lima/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.