Direitos Humanos

Prossegue hoje seminário sobre quilombolas

15/09/2011 - 08:58  

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara prossegue em instantes a realização do seminário Quilombo Vivo: Promover e proteger o patrimônio cultural quilombola. O evento é promovido em parceria com a Fundação Palmares e ocorrerá ao longo do dia, no auditório Freitas Nobre (anexo 4 da Câmara).

Direcionado a lideranças quilombolas, especialistas em políticas culturais e gestores públicos da área da cultura, o seminário tem o objetivo de debater estratégias de ação para garantir o reconhecimento, a preservação e a promoção do patrimônio cultural das mais de 1.700 comunidades remanescentes de quilombos certificadas.

Com base nos artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988, o seminário pretende discutir meios de pôr em prática as propostas do Estatuto da Igualdade Racial e do Plano Nacional de Cultura.

Os debates de hoje vão tratar do “desenvolvimento da economia da cultura em comunidades quilombolas” e do “financiamento, descentralização e implementação de políticas públicas culturais para as comunidades quilombolas com participação e controle social”. Entre os convidados estão representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

O evento foi sugerido pelos deputados Luiz Alberto (PT-BA), Vicentinho (PT-SP) e Fátima Bezerra (PT-RN).

Confira a programação
.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.