Direitos Humanos

Educação promove seminário sobre quilombolas

14/09/2011 - 08:08  

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e a Fundação Palmares realizam nesta semana o seminário Quilombo Vivo: Promover e proteger o patrimônio cultural quilombola, para discutir a promoção e proteção da cultura quilombola.

O evento ocorre hoje, a partir das 9 horas, no auditório Freitas Nobre (anexo 4); e amanhã, no Plenário 10. Entre os convidados estão o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz; e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araújo.

Direcionado a lideranças quilombolas, especialistas em políticas culturais e gestores públicos da área da cultura, o seminário tem o objetivo de debater estratégias de ação para garantir o reconhecimento, a preservação e a promoção do patrimônio cultural das mais de 1.700 comunidades remanescentes de quilombos certificadas.

Com base nos artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988, o seminário pretende discutir meios de pôr em prática as propostas do Estatuto da Igualdade Racial e do Plano Nacional de Cultura.

Entre os temas a serem debatidos estão: os bens culturais e o registro da memória das comunidades quilombolas; o desenvolvimento da economia da cultura nessas comunidades; as criações artísticas, a participação e o controle social dessa população na formulação e implementação de políticas culturais; e o financiamento, a descentralização e a implementação de políticas públicas culturais para as comunidades quilombolas.

O evento foi sugerido pelos deputados Luiz Alberto (PT-BA), Vicentinho (PT-SP) e Fátima Bezerra (PT-RN).

Para participar, será necessário inscrever-se. As vagas são limitadas a 150 participantes.

Confira a programação
.

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.