Direitos Humanos

Conselheiros contam experiências negativas para manter os conselhos tutelares

08/06/2011 - 16:50  

O representante dos conselhos tutelares do Distrito Federal, Rafael Madeira, definiu como caótica a situação dos conselhos na região. Ele contou em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias que chegou ao ponto de os conselhos fazerem gambiarra de luz e telefone porque não têm orçamento para funcionar. Madeira citou o caso atual da sede do conselho de Ceilândia, que está sob ameaça de despejo porque a administração da cidade satélite não paga o aluguel.

O conselheiro tutelar do Rio de Janeiro Fabiano Silveira da Silva defendeu uma punição para os prefeitos que não garantem uma estrutura mínima para o funcionamento dos conselhos.

O coordenador do Fórum Nacional de Conselheiros Tutelares, George Luís Bonifácio de Sousa, reclamou que os diferentes atores da administração pública – prefeitura, polícia, serviço de saúde, educação – não cumprem seu papel e que a responsabilidade acaba sendo transferida para os conselheiros. Ele comparou os conselheiros ao personagem Severino, que é o quebra galho no programa Zorra Total, da TV Globo. O conselheiro acrescentou que os conselhos não têm estrutura para resolver todos os problemas que recebem.

O debate sobre a situação dos conselhos tutelares ocorre no Plenário 9.

Continue acompanhando a cobertura dessa audiência.

Reportagem – Luiz Cláudio Pinheiro
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.