Direitos Humanos

Subcomissão reúne-se no Pará no sábado para acompanhar investigações de assassinatos

02/06/2011 - 18:18  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias criou uma subcomissão para acompanhar de perto a situação da violência no campo e buscar soluções para os conflitos, principalmente, no Norte do País. O requerimento aprovado ontem é de autoria do deputado Domingos Dutra (PT-MA).

Neste sábado (4) haverá uma reunião em Belém (PA) com representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); da Pastoral da Terra; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Câmara dos Direitos Humanos do Pará; e da Assembleia Legislativa do Pará para fazer roteiro de trabalho da subcomissão.

Em menos de uma semana, quatro pessoas morreram na Região, três delas no Pará e uma em Rondônia. No Pará, a morte de um agricultor, segundo a polícia local, não tem relação com a morte de ambientalistas na mesma região.
“Esta barbárie não pode prosperar. A execução de lideranças camponesas que lutam pela cidadania e a justiça no campo são incompatíveis com o grau de desenvolvimento nacional. A impunidade no campo é uma marca negativa da democracia brasileira”, lembrou Dutra.

A subcomissão que será presidida pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) e o deputado Domingos Dutra será o 1º vice-presidente. Eles vão acompanhar e preparar um relatório sobre os conflitos agrários ocorridos nos últimos dez anos na Amazônia.

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.